carros chineses

Os carros chineses continuam a fazer sucesso em Angola. Vem conhecer as marcas mais populares e quais os problemas mecânicos mais comuns nestes carros.

Os carros chineses têm invadido os mercados angolanos, sendo que a China já se tornou um dos principais exportadores de automóveis para Angola. No entanto, algumas preocupações têm assolado os compradores, como as peças suplentes para os veículos, a fiabilidade, assim como a assistência técnica.

Devido aos preços baixos, os quais oferecem uma enorme concorrência aos restastes exportadores, chegam a custar metade do preço quando comparados, por exemplo, com camiões da Volvo, ou da Scania, os carros chineses têm aumentado no país, sendo que representam já cerca de 20% das importações nacionais.

Só durante o primeiro semestre do ano passado, Angola tinha já importado mais de 30 mil veículos, desde ligeiros a pesados, sendo que mais de 6 milhares eram chineses. Ora, fica aqui demonstrada a tendência, que veio para ficar, da importação advinda da China.

Principais Marcas de Carros Chineses Vendidas em Angola

Se olharmos às marcas, podemos referir que as mais importadas são:

  • Jinbei – Bastante utilizada para os serviços de Táxi, apresenta tecnologia da Toyota.
  • Hawtai – Empresa chinesa parceira da Hyundai Motors
  • Sinotruk – Empresa com parceria com a alemã MAN, tem grande ascendência em Angola com o uso dos seus camiões para as obras de construção civil, e comerciantes. Estes camiões poderão custar cerca de 7 milhões de kwanzas (metade do preço de um camião da Renault, ou Volvo).

Quanto à qualidade, aparentemente esta não diferem dos outros veículos. Apresentam as mesmas condições, conforto, e o espaço dele é aparentemente igual aos seus concorrentes.

No entanto, quando olhamos para as questões de durabilidade, resistência e segurança, as diferenças começam a notar-se. De facto, muitos problemas têm vindo a ser registados nestes carros chineses, o que poderá ser um entrave para alguns consumidores (embora o preço possa ser apelativo para outros).

Uma das estratégias utilizadas pela marca Jinbei, foi a tentativa de fazer com que os seus carros fossem parecidos com os táxis utilizados no país, e hoje em dia, muitos táxis informais utilizam estes carros chineses para fazer os seus transportes. Esta era uma dificuldade, pois a maioria dos carros importados para o efeito eram advindos do Dubai, e com a escassez das divisas tornava-se um problema gritante.

Então, a empresa Jinbei, optou por trazer para Angola carros que imitavam os modelos mais usados em Angola (muito parecido ao Toyota Hiace, preferido para o sector dos táxis), tendo uma procura imensa, muito devido aos valores oferecidos por eles, embora a qualidade seja bem inferior quando comparadas com marcas como a Hyundai, Chevrolet ou Toyota.

Peças e Manutenção dos Carros Chineses

Um factor a ter em consideração é que a Toyota e a Jinbei oferecem algumas peças em comum, ou seja, algumas das peças servem de uma marca para a outra, o que, em caso de avaria, facilita em muito o trabalho de reparação.

Problemas com o aquecimento são os mais relatados em relação aos automóveis da Jinbei. Eles acabam por não aguentar as temperaturas do país, sobreaquecendo o motor a tal ponto que, em muitos casos, a junta rebenta.

Outro problema tem a ver com a manutenção dos veículos. Parece que estes carros chineses são peças únicas, não existindo características unfiromes de um modelo, o que torna bastante difícil a missão de ter um stock de peças para que sejam repostas nos automóveis que necessitem delas.

Quando avaliamos os camiões da Sinotruck, os maiores problemas relatados prendem-se com a caixa de velocidades. No entanto, esta é uma situação que facilmente se resolve, principalmente quando se conhece o veículo em causa.

A Sinotruck dispõe, também, de peças para reposição, o que é uma mais-valia para a empresa tendo em conta as necessidades das empresas. Afinal de contas, uma empresa não pode parar por muito tempo.

Qual é a sua opinião sobre os carros chineses? Tem um? Está a pensar comprar um?

Top
×

 

 

Fique a par de todas as novidaded do
Angola Carro e receba informação
privilegiada sobre os melhores
anúncios: basta colocar o seu email!
  É completamente gratuito!

Comprar Vip