Aumento do Preço dos Combustíveis 

O mercado automóvel angolano encontra-se em ebulição, com o anúncio da retirada dos subsídios estatais sobre o preço do combustível. O impacto imediato desta medida, poderá fazer com que o preço do combustível aumente para o dobro do preço actual.

Sem dúvida que esta será uma medida impactante, que afectará de forma profunda o mercado automóvel angolano, mas que também terá fortes repercussões na vida da população.

Apesar do governo prometer minimizar as consequência desta alteração, através de novas medidas, a população está longe de estar convencida. Actualmente, os angolanos pagam 40 e 60 kwanzas, por litro de gasóleo e gasolina, respectivamente. Após os aumentos, poderão passar a pagar 150 kwanzas por litro de gasolina e 75 por litro de gasóleo. Sem dúvida, que podemos afirmar que se trata de um aumento brutal, que terá um profundo impacto na vida de milhares de angolanos.

A Sonangol já afirmou que perante um corte total de subsídios, não terá outra possibilidade se não optar pelos preços praticados nos mercados internacionais, o que demonstra que não haverá margem de manobra para esperar que o aumentar de preços não aconteça.

Face à chegada destas medidas, os angolanos devem começar a olhar para as alternativas mais económicas, que presentemente ganham força um pouco por todo o mundo.

Apesar de Angola ser um país produtor de petróleo, o final das subvenções irá mudar radicalmente o mercado de venda de combustível actual. Os subsídios governamentais fazem com que Angola seja hoje um dos países do mundo com o combustível mais barato.

Esse é também um dos factores que explica a grande proliferação de veículos com alta cilindrada em Angola. Com o enorme aumento de preços que se aproxima, o parque automóvel angolano começará inevitavelmente a mudar e a adaptar-se à nova realidade. Os actuais veículos potentes, com alta cilindrada e um grande consumo de combustível serão progressivamente substituídos por carros mais eficientes.

As principais marcas premium europeias estão a lançar veículos mais eficientes, que conseguem combinar elegância, potência e baixo consumo de combustível. Isto significa, que hoje é possível conduzir um automóvel tão elegante quanto um novo Mercedes ou BMW e conseguir um consumo de combustível extremamente eficiente. Esta é a maior demonstração de que um alto consumo, já não é sinónimo de um carro de topo.

Com o aumento da autonomia dos carros eléctricos, esta começa a ser cada vez mais, uma boa opção, para quem quer deslocar-se de forma económica e com menor impacto para o meio ambiente.

São muitas as vantagens apresentadas pelos automóveis eléctricos: motores mais eficientes, menor ruído, zero emissões de gases de estufa, custo de utilização bastante mais baixo e travagem regenerativa.

Infelizmente, também há aspectos que terão que ser sacrificados. O principal factor negativo da utilização de um carro eléctrico terá que ser sempre a autonomia. De qualquer forma, os carros eléctricos mais modernos, já apresentam uma autonomia que pode chegar até aos 200 km, o que é bastante agradável para uma utilização urbana.

Este será seguramente, um bom momento para optar por um carro mais eficiente. 

Top
×

 

 

Fique a par de todas as novidaded do
Angola Carro e receba informação
privilegiada sobre os melhores
anúncios: basta colocar o seu email!
  É completamente gratuito!

Comprar Vip